ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALMODÔVAR é o corpo de bombeiros que atua em toda a área concelhia e dando o seu apoio, sempre que requisitados, às corporações congéneres vizinhas. Possui instalações (quartel e sede) na Travessa da Ponte Romana, sendo o seu acervo constituído por cerca de vinte veículos de todas as espécies existentes, incluindo um bote de borracha para socorro a náufragos.

Esta associação foi fundada em 24 de outubro de 1977, contudo o respetivo corpo de bombeiros só iniciou a atividade em 30 de abril do ano seguinte. Foi considerada como uma instituição de utilidade pública por despacho de 01 de abril de 1982. Na base da criação do movimento humanitário esteve a necessidade premente da prestação de apoio ou socorro aos doentes ou acidentados, providenciando o seu transporte para a unidade de saúde mais próxima ou para os grandes centros hospitalares e de emergência médica, tais como Beja, Évora, Faro ou Lisboa.

A primitiva sede da corporação foram as instalações camarárias onde estivera, anteriormente, o quartel da GNR, que em face do crescimento da associação se mostraram insuficientes para albergar todo o material circulante. A partir dessa altura, os dirigentes de então resolveram encetar diligências junto da Câmara para a aprovação de um projeto entretanto apresentado e que visava a construção de raiz de um novo quartel mais amplo, o que se concretizou em 1991, ano em que as novas e atuais instalações foram solenemente inauguradas em terreno cedido graciosamente pela autarquia.

Tendo-se em atenção a data mencionada, a associação humanitária encontra-se no ano comemorativo do seu quadragésimo aniversário.