Como utilizar o numero de emergência 112

Posted by BVAlmodôvar (bvalmodovar0209) on Aug 03 2013
Notícias >>

O Número de Emergência 112 deve ser utilizado nas seguintes situações:

Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos, quer se refiram a peões atropelados, quer a indivíduos transportados nas viaturas sinistradas.

Acidentes no trabalho: os variados casos de sinistro individual ou coletivo           ocorridos nos locais de trabalho (fábricas, oficinas, obras, escritórios, armazéns, etc.).

Acidentes no desporto: os sinistrados resultantes da prática das diversas atividades desportivas, tanto de competição como de recreio.

Quedas: quando as suas consequências exijam transporte em ambulância.

Doença súbita: os casos dos indivíduos afetados por doença que aparente exigir intervenção hospitalar (dor no peito, falta de ar, perda de conhecimento e outras situações de perigo de vida).

Agressão: os casos de indivíduos feridos por agressão que exijam tratamento hospitalar.

Intoxicações: os casos de envenenamento, acidental ou não, fugas de gás, etc.

Afogamento: todos os casos em que o acidente resultou de submersão.

Alcoolismo: todos os casos em que, por virtude de intoxicação alcoólica aguda, esteja em perigo a vida do indivíduo.

Partos súbitos: os casos de parto iminente.

Incêndios urbanos

Incêndios florestais: se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato

(em alternativa pode utilizar, ainda, o 117).

As Centrais de Emergência ativam os meios de socorro adequados de acordo com a sua informação.

Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:

ONDE  (local exato da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência.

O QUÊ  (tipo de ocorrência: acidente, incêndio florestal ou outro, parto, doença súbita, intoxicação, etc.).

QUEM  (Vítima/doente, número de vítimas, queixas).

A eficácia do socorro depende da sua colaboração.

Em caso de acidente, tente saber e comunique:

Tipo de acidente  (atropelamento, acidente de viação – moto, ligeiro, pesado – queda, etc.).

Quem? (número de vítimas, estado das vítimas – consciente, inconsciente, hemorragias, etc.).

Complicações  (queda num rio, encarcerado num carro, etc.).

Riscos associados  (incêndio, derramamento de substâncias perigosas, etc.).

Em caso de parto, tente saber e comunique:

Tempo de gravidez.

Se está ou não com contrações  (de quantos em quantos minutos).

Se teve algum problema durante a gravidez.

Quantos filhos teve?

Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:

Queixa principal.

Há quanto tempo se iniciou.

Quais são os sintomas associados?

Doenças conhecidas.

A sua colaboração é fundamental sempre que se encontre em risco a vida humana. Preste atenção às perguntas efetuadas, responda com calma e siga as instruções indicadas.

O Instituto Nacional de Emergência Médica, (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

O INEM, através do Número Europeu de Emergência - 112, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica.

Informações adicionais sobre o Número Europeu de Emergência - 112 podem ser obtidas em http://www.inem.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=468609.

Last changed: Aug 03 2013 at 7:18 PM